SOBRE O CCM-ITA

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), fundado em 16 de janeiro de 1950, é uma instituição universitária especializada no setor aeroespacial.

Possui por finalidade promover, através da educação, do ensino e da pesquisa, o progresso das ciências e das tecnologias relacionadas com as atividades aeroespaciais e a formação de profissionais de nível superior nas especializações do Setor Aeroespacial.

Centro de Competência em Manufatura (CCM), fundado em 1991, é um laboratório multidisciplinar na área de manufatura do ITA. Desde o início, o CCM desenvolve pesquisas aplicadas e soluções integradas em pesquisas de cooperação Acadêmico-Industrial. As pesquisas conduzidas são majoritariamente multidisciplinares e agregam as áreas de Processos de Fabricação, Automação, Metrologia, Manufatura Digital e Análise Estrutural. Como um segmento dentro do CCM, o Grupo de Inovação em Engrenagens (GIE) foi criado em 2011, motivado pela demanda da Indústria brasileira por pesquisas em transmissões por engrenagens. 

Ele consiste em um grupo dedicado a pesquisas em tecnologias de engrenagens e sistemas de transmissão e, por sua concepção, é o único na América do Sul. As principais linhas de pesquisa são Integridade de Superfície, Processos de Manufatura e Comportamento Dinâmico.

O Fraunhofer IPK e o CCM-ITA iniciaram em 2009 uma cooperação considerada como de imenso sucesso, especialmente devido ao número de projetos de alto impacto conduzidos por estas instituições no Brasil. Essa cooperação, intitulada Fraunhofer IPK Project Office @ITA tem como principal objetivo a aquisição conjunta e a implementação de projetos de pesquisa e desenvolvimento voltados para a indústria, reunindo recursos e competências tanto do CCM-ITA quanto do Fraunhofer IPK. Mais recentementeno início de 2021, o CCM-ITA tornou-se também uma Unidade EMBRAPII credenciada para desenvolver projetos na área de Sistemas de Transmissão de Potência. A unidade atua de forma multidisciplinar e integrada nas áreas de Design, Manufatura e Monitoramento e Controle de Sistemas de Transmissão.

O escopo de pesquisa é baseado na cadeia de processos na indústria e inclui inovações sustentáveis nas áreas de gestão corporativa, desenvolvimento de produtos, sistemas de produção e tecnologias de fabricação e automação.

MÍDIAS SOCIAIS

CCM-ITA:

CONTATO

Telefone: (12) 3947-6948